sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Edgar Morin


EDGAR MORIN – considerado um dos maiores pensadores do século XX, é doutor honoris causa em 17 universidades de diversos países, diretor do Centro de Estudos Transdisciplinares em Paris, presidente da Agência Européia de Cultura da Unesco e presidente da Associação de Pensamento Complexo.

Sete Saberes — proposta para uma reorganização da educação,
através do estudo que revela as necessidades para a educação do futuro.

1. Reconhecer as cegueiras do conhecimento, seus erros e suas ilusões – é assumir o ato de conhecer como um “traduzir” e não como uma foto correta da realidade. Trata-se de armar nossas mentes para o combate vital pela lucidez, e isso significa estar sempre buscando modos de conhecer o próprio ato de conhecer.

2. Assumir os princípios de um conhecimento pertinente – entende-se a necessidade de ensinar os métodos que permitam apreender as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo desse mundo complexo. Trata-se de desenvolver uma atitude mental capaz de abordar problemas globais que contextualizem suas informações parciais e locais.

3. Condições Humanas – deveria ser o objeto essencial de qualquer sistema de ensino, e isso passa por considerar conhecimentos que estão dispersos em várias disciplinas, como as Ciências Naturais, as Ciências Humanas, a Literatura e a Filosofia. As novas gerações precisam conhecer a unidade e a diversidade do humano.

4. Identidade planetária – tem a ver com mostrar a complexidade da crise planetária que caracteriza o século XX. Trata-se de ensinar a história da era planetária, mostrando como todas as partes do mundo necessitam ser intersolidárias, uma vez que enfrentam os mesmos problemas de vida e de morte.

5. Enfrentar as incertezas – reveladas ao longo do século XX através da Microfísica, da Termodinâmica, da Cosmologia, das Ciências Biológicas Evolutivas, das Neurociências e das Ciências Históricas. É preciso aprender a navegar no oceano das incertezas através dos arquipélagos das certezas.

6. Compreender – é, ao mesmo tempo, meio e fim da comunicação humana, portanto não pode ser algo desconsiderado pela educação. Precisamos passar por uma reforma das mentalidades.

7. Ética do gênero humano – propõe uma abordagem que considere tanto o indivíduo quanto a sociedade e a espécie. E isso não se ensina dando lições de moral. Isso passa a consciência que o humano vai adquirindo de si mesmo como indivíduo, como parte da sociedade e como parte da espécie humana. Isso implica conceber a humanidade como uma comunidade planetária composta de indivíduos que vivem em democracias.

Texto adaptado da matéria publicada na revista Linha Direta, ano 5, nº 57, de dezembro de 2002. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CURSOS DO AVAMEC

  CURSOS COM CERTIFICADOS PARA PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, RECONHECIDOS PELO MEC, TOTALMENTE GRÁTIS. VALE A PENA CONHECER.https://avamec.mec.g...