sábado, 27 de setembro de 2014

SEM MEDO DE ERRAR (LÍNGUA PORTUGUESA)

Como saber quando é correto usar onde e aonde?

Beatriz Vichessi (bvichessi@fvc.org.br). Com reportagem de Daniela Almeida e Rita Trevisan

Pergunta enviada por Maria de Fátima Soares Maia, Belém, PA
Ilustração: Editoria de Arte
Ilustração: Editoria de Arte
Ambos são advérbios usados para indicar lugares, porém a preposição a de aonde indica que essa palavra deve ser usada somente quando estiver relacionada a verbos que pedem tal preposição e a orações que sugerem movimento. Isso ocorre em "Aonde você vai?" - já que quem vai sempre irá a algum lugar - e "Aonde ele está me levando?", pois quem leva tem de levar alguém ou algo a um lugar. Para conferir se o uso está correto, basta substituir aonde por para onde: "Para onde você vai?"Onde deve ser relacionado a situações que fazem referência a um lugar e quando a ideia de movimento não está presente. Por exemplo: "O bairro onde você mora é perigoso" e "Não conheço a cidade onde minha mãe nasceu". 
Mesmo sabendo essas regularidades, é importante atentar para mais um detalhe. Onde somente deve ser empregado para designar locais físicos, ou seja, não pode ser usado em situações como "Ele conta piadas onde a vítima é sempre um português". Nesse caso, o correto é usar em que.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CURSOS DO AVAMEC

  CURSOS COM CERTIFICADOS PARA PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, RECONHECIDOS PELO MEC, TOTALMENTE GRÁTIS. VALE A PENA CONHECER.https://avamec.mec.g...