sábado, 27 de setembro de 2014

SEM MEDO DE ERRAR (LÍNGUA PORTUGUESA)

Qual das expressões é correta: "ao encontro" ou "de encontro"?

Bruna Nicolielo (bruna.nicolielo@fvc.org.br). Reportagem de Rita Trevisan
Pergunta enviada por Fátima Ruiz, Salvador, BA
Ambas são corretas, mas têm sentidos diferentes e, por isso, devem ser usadas em contextos distintos. As duas expressões são adjuntos adnominais, mas a simples diferença no uso da preposição muda completamente o sentido de cada uma delas. De maneira geral, "ao encontro" indica concordância, aceitação, favorecimento, significa "direção, em busca de algo". Já "de encontro" dá ideia de discordância, oposição e quer dizer "contra". As duas expressões não podem ser confundidas, pois um erro pode causar mal-entendidos, como nos exemplos a seguir: "A oferta veio ao encontro do nosso interesse". Assim, a frase indica que as condições são favoráveis e estão de acordo com as expectativas. Na frase "A oferta veio de encontro ao nosso interesse", o sentido é inverso: o cenário não é conveniente. Veja nos exemplos a seguir outras formas de usar corretamente essas expressões: "Vou ao encontro de meus amigos no fim do dia"; "Ele foi ao encontro de suas verdadeiras convicções religiosas"; "Distraída, ela foi de encontro à árvore no jardim da casa"; "Nos debates, o candidato foi de encontro à exposição do adversário".
Consultoria Márcia Lígia Guidin, doutora em Letras pela USP, editora, ensaísta e responsável pelo programete Que Tal Seu Português?, na Rádio USP-FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CURSOS DO AVAMEC

  CURSOS COM CERTIFICADOS PARA PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, RECONHECIDOS PELO MEC, TOTALMENTE GRÁTIS. VALE A PENA CONHECER.https://avamec.mec.g...