sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

PLANO DE AÇÃO - GESTÃO DEMOCRÁTICA

 ESCOLA MUNICIPAL SÍTIO BOA VISTA









CHAPA: Todos, de mãos dadas, por uma educação significativa.
Candidata: Maria Luciana Cardoso Ferreira Soares







                                                     
                                                       OUTUBRO – 2015
                     PLANO DE AÇÃO DO GESTOR ESCOLAR






















                                                                      O que concerne a todos deve ser decidido por todos.
                                                       Leonardo Boff  
















Unidade Escolar: Escola Municipal Sítio Boa Vista
Endereço: Sítio Boa Vista, Zona Rural de Viçosa - Alagoas
Nº de alunos matriculados: 104
Nº de docentes: 04
Nº de funcionários: 03
Formação do candidato: Licenciatura em Pedagogia        










                                                  JUSTIFICATIVA
Observando a Escola Municipal Sítio Boa Vista, na qual eu sou lotada, seu funcionamento, sua clientela, suas necessidades e acompanhando o esforço da gestão atual, decidi me candidatar ao cargo de gestor para dar continuidade ao trabalho que lá está sendo realizado e tentar fazer o que não foi possível.
Pretendo desenvolver um trabalho fundamentado em valores como: união, parceria e comprometimento, pois acredito no potencial de nossa comunidade escolar, e com isso buscarei o envolvimento de todos para o sucesso de nossos alunos, incentivando formas diversificadas para desenvolvimento de ações que favoreçam uma aprendizagem significativa, juntando escola-família-comunidade, para que todos, de mãos dadas, possamos alcançar uma aprendizagem que faça a diferença, em uma gestão centrada no desenvolvimento do aluno, buscando desenvolver suas potencialidades para o pleno exercício da cidadania.
Proponho, de acordo com as leis que regem a educação, pautar minhas ações na democratização, na gestão participativa, contando com a colaboração do corpo docente, discente e da comunidade escolar, inclusive no que diz respeito à administração dos recursos financeiros, garantindo o fortalecimento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), relacionado com o Projeto Político Pedagógico (PPP) e com o Regimento Escolar, visando criar condições para uma gestão cujo foco seja a aprendizagem do aluno e a valorização dos trabalhadores da Educação promovendo, portanto, a efetiva transparência na prestação de contas e na tomada de decisões.
Vale destacar que encontramos muitas dificuldades no espaço escolar, principalmente no que se refere à participação da família na escola e na atuação do Conselho Escolar. Pois na visão dos pais cabe à escola a função de educar e, por este motivo alguns se ausentam nas reuniões de pais e mestres. Outra situação que leva a necessidade de haver maior planejamento e ação é com relação a participação efetiva do Conselho Escolar nas ações didáticas e pedagógicas da escola.
Tendo em vista o trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão é válido ressaltar que tudo foi feito com muita dedicação e responsabilidade e pensando em continuar este trabalho estou me candidatando ao cargo de gestor para o biênio de 2016 e 2017.
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OBJETIVO GERAL:
Ø  Colaborar para que haja participação e interação entre a escola e a família visando a melhoria no processo ensino-aprendizagem     do educando e da efetivação de uma gestão democrática.  
  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Efetivar a atuação do Conselho Escolar nos processos e ações pedagógicas da escola;
Ø  Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade;
Ø  Utilizar o Projeto Político Pedagógico – PPP como elemento norteador das ações a serem desenvolvidas na escola;
Ø       Promover ações de socialização entre os segmentos que compõem a comunidade escolar;
Ø  Elaborar ações que possam garantir a prática da gestão democrática;
Ø  Desenvolver com a comunidade escolar atividades referentes à cultura, esporte e lazer.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
PROPOSTAS DE AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS:
a)    No eixo Gestão Educacional
Tendo em vista que a escola atua como um dos principais agentes na construção do conhecimento, o professor atua como o mediador nesse aprendizado que, além de ensinar os conteúdos programáticos, exerce uma grande influência nas escolhas pessoais modificando ou reafirmando essas escolhas, bem como no próprio caráter humano.
Ainda é de responsabilidade da gestão cumprir o calendário escolar de 200 dias letivos, elaborado de acordo com a LDB, cuidando para que todo o material esteja sempre bem cuidado.
Ø  Estimular a leitura e pesquisa através da realização de projetos, gincanas e feiras literárias;
Ø  Criar espaços lúdicos que promovam o resgate dos jogos e brincadeiras tradicionais;
Ø  Comunicar as autoridades competentes os casos de evasão escolar;
Ø    Realizar visita às casas dos alunos faltosos e desistentes buscando compreender, no contexto familiar, as causas da evasão e incentivar o retorno à escola;
Ø  Lutar pela ampliação do espaço físico da escola: construção de uma cobertura entre os dois portões, para que os alunos não se molhem nos dias de chuva.
Ø  Reivindicar aulas de reforço em horário contrário para os alunos com dificuldades de aprendizagem;
Ø  Aproveitar o terreno ao lado da escola e fazer uma horta;
Ø  Valorizar a diversidade local;
Ø  Por em prática o Regimento Escolar;
Ø  Organizar a sala de informática para que o aluno possa realizar suas pesquisas;
Ø  Acompanhar a execução dos programas existentes na escola;
Ø  Promover ações que fortaleçam a educação inclusiva em respeito às diferenças;
Ø  Realizar as comemorações cívicas e sociais abertos à comunidade;
Ø  Melhorar a qualidade do ensino valorizando o profissional da educação, tornando-o ativo no processo da gestão democrática;
Ø  Realizar as atividades burocráticas dentro do prazo estabelecido;
Ø  Planejar, realizar e cumprir no prazo as prestações de contas, no que diz respeito ao Plano de Dinheiro Direto à Escola (PDDE), junto ao Conselho Escolar, professores e alunos;
Ø  Elaborar rifas com o propósito de conseguir fundos para a realização das festividades escolares;
Ø  Reivindicar creche para a comunidade, visto que há muitas crianças no povoado e suas mães gostariam de colocá-las na escola.

b)   No eixo Pedagógico:
Promover a integração escola/família para melhorar a aprendizagem do aluno, podendo assim elevar sua autoestima.
Ø  Acompanhar o trabalho pedagógico diariamente para resolver pequenos problemas;
Ø  Através de reuniões fazer com que as decisões sejam tomadas coletivamente, ressaltando o papel de cada membro nos eventos a serem promovidos;
Ø  Realizar um trabalho, enquanto gestor, que possa acompanhar e orientar o processo de aprendizagem, buscando solucionar possíveis problemas;
Ø  Conversar com os professores sobre o desenvolvimento dos alunos identificando as suas dificuldades com relação à aprendizagem e buscar soluções para resolver.
c)    No eixo Relacional:
A escola que queremos precisa da colaboração de todos que fazem parte da comunidade que estão inseridos é um apoio recíproco onde todos são beneficiados, exercendo a verdadeira democracia. No entanto para que haja a participação de todos faz-se necessário trabalharmos na escola a cidadania, que tem suas dificuldades para ser desenvolvida pelo fato de termos vivenciado por tanto tempo um modelo de ensino onde só era permitido copiar e repetir o que se era determinado, isso sem falar no espaço físico onde qualquer tentativa de trazer algo novo chocava-se com vários fatores contrários a ação. Felizmente essa situação mudou e a visão das pessoas que fazem educação no mundo também vem mudando e apesar das inúmeras dificuldades, hoje, já podemos contar com um grupo de pessoas engajadas na educação verdadeiramente cidadã, onde o maior objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de realizar juízos reflexivos, ou seja, de lutar pelos seus direitos e deveres de forma consciente, pessoas que tenham a capacidade de trabalhar e utilizar as novas tecnologias, exercendo uma cidadania responsável que gerará no indivíduo uma auto-satisfação.
Ø  Realizar reuniões bimestrais com o intuito de avaliar o trabalho desenvolvido por todos os segmentos da escola (direção, secretaria, professores e servidores);
Ø  Promover atividades extracurriculares de caráter cultural, esportivo e confraternizações que possam melhorar a autoestima e a interação entre os diversos segmentos da escola;
Ø  Buscar apoio de todos os segmentos para que o trabalho na escola seja fortalecido;
Ø  Promover um ambiente de trabalho onde as relações interpessoais sejam de respeito, ética e solidariedade.
















AVALIAÇÃO DO PROCESSO ( AVALIAÇÃO DE RESULTADOS)
A avaliação será realizada durante todo o processo. Ela é permanente a fim de que se perceba as transformações da realidade e a garantia dos objetivos alcançados.
A avaliação envolve ainda a observação e análise do conhecimento e de habilidades específicas adquiridas pelo aluno e também aspectos formativos Toda a comunidade escolar verificará a eficácia das estratégias e se todos os objetivos e metas foram alcançados
  A participação dos pais e seu comprometimento com a escola também possibilitará o êxito do projeto e a definição de novas ações...
O professor e toda a equipe escolar serão avaliados através de observações durante seu desempenho e no interesse a possíveis mudanças de estratégias e posturas das novas propostas já vistas nos cursos de capacitação e das trocas de experiências. Esse comportamento certamente refletirá na aprendizagem das crianças que será um ponto de referência do resultado da avaliação.

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